Vai fazer as unhas em casa? Veja o passo a passo

fazer as unhas em casa

Você conhece pelo menos uma mulher que ama estar com as unhas sempre perfeitas, não é mesmo? No entanto, muitas vezes, falta tempo, dinheiro e disposição para fazê-las no salão. Então, uma alternativa é aprender a fazer as unhas em casa.

Além de econômica, essa prática pode ser muito terapêutica, afinal é possível relaxar e cuidar de você e da sua beleza ao mesmo tempo. Então, se quiser aprender como deixar as unhas sempre lindas e saudáveis sem sair de casa, separamos algumas dicas que podem ajudar. Confira!

Como montar seu kit manicure para fazer as unhas em casa

Como você já deve saber, alguns materiais são superimportantes para cuidar das unhas. Por isso, vamos fazer um checklist do que não pode faltar no seu kit?

Primeiramente, os itens básicos: cortador e lixa de unhas, lixa para os pés, espátula e alicate de cutículas, algodão e palito. Se achar necessário, também pode investir em uma lixa para polir as unhas e em um creme amolecedor de cutículas.

Para esmaltar, além das cores de sua preferência, você precisará de um removedor de esmalte e uma base.

Que tal investir em uma base para tratamento, como a fortalecedora, e em uma base extra brilho para finalizar?

Com o kit pronto, é hora de conferir as dicas para fazer as unhas em casa. Vamos lá?

Leia também:

Como fazer o esmalte durar mais no carnaval: 8 dicas para os dias de folia

Unhas de fibra de vidro: 3 motivos para você investir em 2020

Unhas de gel, porcelana, acrigel ou de vidro: qual o melhor tipo?

Passo a passo para cuidar das próprias unhas

Antes de começar, procure um lugar claro e confortável para se dedicar aos cuidados das próprias unhas. Em seguida, o primeiro passo é remover o esmalte antigo e cortá-las, caso seja necessário. Feito isso, vamos aos passos:

Lixe as unhas

Esse passo é importante para manter as unhas no formato de sua preferência. E, é claro, é lixando que você vai manter a simetria em todas as unhas, então preste muita atenção a esse processo.

Atenção ao polimento

Aqui, você deixa as unhas mais brilhantes e lisas, resultando em uma esmaltação mais bonita.

No entanto, caso tenha unhas frágeis e quebradiças, é melhor evitar esse processo para não agravar o estado delas.

Se esse for seu caso, vale substituir a base transparente por uma fortalecedora. Isso porque ela ajudará a fortalecer e restaurar a saúde das suas unhas. E atenção: na hora de usar uma lixa polidora, é muito importante passá-la com delicadeza, pois o processo diminui a espessura da unha.

Amoleça as cutículas

Você já deve saber que as cutículas são uma camada de proteção das unhas, certo? Por isso, você não deve removê-las por completo. Você pode tirar apenas o excesso ou empurrá-las com uma espátula, se preferir.

Para facilitar o processo, você pode utilizar um creme hidratante ou um removedor de cutículas. Eles deixarão a pele molinha e hidratada, assim, ficará mais fácil de remover ou empurrar.

Aplique a base

Antes de pintar as unhas, é muito importante passar uma base transparente ou específica para tratamento.

Além de fazer o esmalte durar mais, a base também serve para proteger as unhas dos pigmentos presentes no esmalte.

Hora de esmaltar

Depois de aguardar alguns minutos para a base secar, é hora de passar a cor escolhida. Para isso, procure aplicar uma camada de esmalte fina e utilizar pouco produto no pincel, partindo de dentro em direção às pontas. Geralmente, é suficiente passar duas camadas de esmalte para chegar ao tom desejado, ok?

Use um óleo secante

Para dar o acabamento, aplique óleo secante. Dessa forma, você acelera a secagem, melhora a cobertura e ainda dá brilho extra ao esmalte. 

Limpe os cantos

Para muitas mulheres, esse é o passo mais chato e demorado. Então, veja só algumas dicas para facilitar a limpeza dos cantinhos das unhas.

A primeira dica é hidratar as mãos antes de passar o esmalte, pois o creme facilita a limpeza das unhas. Além disso, uma camada de base ao redor de cada unha também pode facilitar na hora de remover os borrados.

Outra dica é molhar o palito antes de pegar o algodão. Dessa forma, você evita que fios de algodão grudem na unha esmaltada.

Inclusive, o tamanho do algodão também importa. Isso porque, se você colocar muito, o palito pode escorregar para a unha e borrar o esmalte. E claro, passe o palito com cuidado e delicadeza, combinado?

Para finalizar, você pode optar por um spray secante para acelerar o processo de secagem do esmalte.

Dica extra

Se você também for fazer as unhas dos pés em casa, faça uma rotina de hidratação antes de começar. Isso porque, além de ser muito importante, esse cuidado fará com que o resultado da esmaltação seja ainda melhor. Portanto, escolha em um bom esfoliante e um hidratante para cuidar da pele dos pés como um todo.

Gostou desse passo a passo para fazer as unhas em casa?

fazer as unhas em casa

A Spasso tem tudo de que você precisa para fazer as unhas em casa

Agora que você já sabe como fazer as unhas em casa, é hora de escolher os produtos para compor seu kit manicure. E, quando o assunto é cuidado, a Spasso está pronta para atender você!

Aqui você acha as melhores marcas e produtos de qualidade para cuidar de você em todas as fases da vida. Portanto, encontre a Spasso mais próxima de você e aproveite!