Secador profissional: saiba como escolher o ideal para seus fios

secador profissional

Que o secador profissional de cabelo é um dos acessórios mais utilizados e amados a gente já sabe, não é mesmo? Você sabia, porém, que na hora de escolher um para chamar de seu existem alguns cuidados que podem garantir resultados melhores?

É isso mesmo! A potência e a forma do bico são só alguns dos detalhes que pedem atenção na hora de comprar um secador de cabelo. Por isso, separamos algumas dicas importantes para você levar em consideração na hora de garantir seu aparelho. Confira!

Como escolher o secador profissional ideal para o seu cabelo

Na hora de comprar um cosmético para cuidar dos seus fios, você provavelmente analisa muitas características do produto, certo? Com o secador profissional não é diferente.

Para garantir bons resultados na secagem e na escova, algumas especificações são importantes, sim! Mas, afinal, o que precisamos saber na hora de escolher o secador profissional? É isso que vamos te explicar agora. Veja só!

#1 Atenção à potência

Muitas vezes, na hora de comprar umaparelho, a potência é uma informação que acaba passando batidaNo entanto, ela é muito importante para o secador de cabelos.

“Você já deve ter ouvido que secadores com maior potência secam os fios mais rápido. É verdade, amiga, só que nem sempre a potência mais alta é a mais indicada para seu cabelo.”

Isso porque fios mais lisos e finos são mais sensíveis a temperaturas mais altas, por isso, uma potência de até 1800Wé indicadpara esse tipo. Já os cabelos mais grossos e volumosos, que demandam mais tempo para secar, exigem secadores com mais de 1800W.

#2 Fique atento aos modelos

Hoje você encontra disponíveis no mercadodiversos modelos de secador profissional. Então, precisa estar atenta às alternativas oferecidas por cada material. A gente te ajuda:

  • Íon: os íons se subdividem em dois, positivos e negativos. Os negativos ajudam a fechar as cutículas dos fios, controlando o frizz e também agilizando o tempo que o cabelo precisa ficar exposto ao calor. Já os positivos abrem as cutículas, ou seja, são indicados para os fios que receberão tratamentos químicos, já que são capazes de potencializá-los.
  • Turmalina: esse tipo de secador profissional é capaz de deixar o cabelo mais brilhante sedoso graças à liberação de íons negativos.
  • Cerâmica: os secadores de cerâmica são caracterizados pelo bico revestido com esse material, que distribui o calor de maneira mais uniforme. Assim, é capaz de minimizar os danos causados pelo jatos de ar quente.

#3 Sinta o peso do aparelho

Acredite: esse detalhe faz diferença na hora da compra, principalmente para profissionais de salões de beleza. Isso porque quanto mais leve, mais fácil manuseá-lo. Consequentemente, você obterá o resultado desejado com mais facilidade no momento de secar os fios.

Além disso, leve em consideração a ergonomia do aparelho, isto é, o encaixe dele na mão. É importante lembrar: ele deve ter fácil aderência aos dedos para facilitar os movimentos. Se quiser ter mais segurança antes da aquisição do seu secador profissional, é possível checar essa característica por meio de tutoriais.

#4 Velocidade e temperatura

Essas características são muito importantes para o resultado da sua escova. Primeiramente, o equipamento deve ter temperaturas fria, morna e quente, uma vez que a morna retira a umidade dos fios e a quente é a mais indicada pra alisar.

“Já o frio do secador é muito importante para a finalização, poissela os fios, além de deixá-los mais brilhantes.”

A velocidade também interfere na qualidade da secagem. Hoje, as opções de modelos variam, mas é interessante que você escolha um secador que tenha entre 3 6 velocidades. Afinal, quanto mais funcionalidades, melhor será seu equipamento.

#5 Não se esqueça dos acessórios

Um detalhe que faz muita diferença é o kit de acessórios que acompanha o secador profissional. Então, se quiser modelar o cabelo de diferentes maneiras no dia a dia, opte por um aparelho com uma variedade maior de acessórios.

A maioria dos secadores já acompanha dois bocais e um difusor. Os bocais são responsáveis por direcionar o ar. Enquanto o maior serve para modelar os fios durante a escova, o menor é indicado para modelar a franja com a ajuda de uma escova redonda. 

“Por sua vez, o difusor é capaz de dar ainda mais movimento e naturalidade aos cabelos cacheados.”

Entendeu como escolher seu secador profissional? Lembre-se:a qualidade interfere no resultado da secagem e da escova. Por isso, vale a pena analisar o produto com calma e atenção antes de levá-lo para casa, ok?

5 erros comuns na hora de secar os fios que você precisa evitar

Agora que você já sabe como escolher o secador profissional ideal para o seu cabelo, está na hora de evitar alguns erros muito comuns na hora de usá-loAlém de interferir no resultado da sua escova, ele pode causar problemas à saúde dos fios. Então, salve essas dicas pra nunca mais errar.

#1 Aproximar muito o aparelho dos fios

Um cuidado muito importante na hora de secar o cabelo é não aproximá-lo muito dos fios. O ideal é manter o equipamento a uma distância de 15 a 20 centímetros do cabelo e da escova. Isso porque se você aproximar demais e abafar a boca do secador, pode sobrecarregar o equipamento e detonar a fibra.

#2 Não secar antes com uma toalha

É muito importante que você seque pelo menos 60% do comprimento do cabelo antes de ligar o secador. Assim, você previne o aparecimento do frizz e evita que o cabelo fique exposto ao calor do secador por tempo demais.

#3 Tirar a umidade com altas temperaturas

Quando os fios estão molhados, eles ficam mais frágeis porque estão com as escamas abertas. Então, nossa dica é que você escolha uma temperatura morna para retirar o excesso de umidade. Na hora da escova você pode utilizar a temperatura máxima, indicada para a modelagem.

#4 Segurar o secadorde qualquer jeito

A forma como você segura o secador faz toda a diferença no resultado da sua escova.

“O vento de baixo para cima, das pontas em direção à raiz, vai contra o caimento da cutícula do fio e pode provocar frizz.”

Por isso, prefira seguir o sentido da cutícula, virando o bico do aparelho da raiz em direção às pontas.

#5 Direcionar o calor para o couro cabeludo

Deixar muito tempo direcionado para o couro cabeludo com a temperatura elevada pode aumentar a oleosidade do cabelo. Então, abuse do jato de ar frioinclusive para finalizar e dar vida longa ao penteado.

Agora ficou mais fácil utilizar o secador profissional e preparar aquela escova digna de salão de beleza em casa, não é mesmo?

A Spasso está sempre pronta para cuidar das suas madeixas

Aqui na Spasso Cosméticos é assim: você sempre encontra as melhores marcas e produtos para cuidar da sua beleza em qualquer fase da vida. Seja para pele, unhas ou cabelos, estamos sempre prontos para te atender.

Além disso, aqui você também encontra diversas opções de cursos, seja para aprofundar seus conhecimentos profissionais ou para arrasar na própria make. Encontre a loja mais próxima de você e aproveite tudo o que temos para te oferecer.