Protetor solar facial: como escolher o ideal para a sua pele

Protetor solar facial

Você é do tipo que só usa protetor solar facial no verão? Se sim, chegou a hora de mudar isso.

Embora seja mais comum aplicar o produto na praia ou antes de entrar na piscina, o que nem todo mundo sabe é que o protetor solar deve ser usado o ano todo. Então, chegou a hora de entender por que esse produto precisa estar presente na sua rotina de cuidados. Preparada?

Primeiramente, vale destacar um ponto: mesmo em dias frios e nublados, os raios ultravioletas (UVA e UVB) continuam sendo emitidos e, caso você não saiba, eles causam diversos efeitos nocivos à nossa pele! Entre eles, envelhecimento precoce, manchas, melasmas, queimaduras, aumento da flacidez e até mesmo câncer de pele.

É por essa razão que usar o protetor solar facial todos os dias é tão importante para a saúde da sua pele!

Afinal, ele é responsável por proteger contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta e infravermelha.

Vamos falar a verdade: muitas pessoas, apesar de reconhecerem a necessidade de usar o filtro solar, ainda têm dúvidas na hora de escolher o produto. Então, vamos explicar neste blog como escolher o protetor solar facial ideal para seu tipo de pele e o que você precisa considerar na hora de garantir o seu. Acompanhe!

O que você precisa saber antes de comprar seu protetor solar facial

Afinal, por que não posso usar no rosto o mesmo protetor solar que uso em outras partes do corpo?

Como a pele do rosto é mais fina e sensível, alguns produtos desenvolvidos para o corpo podem provocar irritação e sensibilidade. Inclusive, produtos para o corpo podem causar espinhas na pele no rosto. Por isso, é superimportante escolher o produto ideal para a sua pele do rosto, ok?

Outra dúvida muito comum que surge na hora de escolher um protetor solar facial é “O que é FPS?”. Você vai encontrar essa sigla em todos os filtros solares, então você pre-ci-sa saber tudo sobre isso.

Essas 3 palavrinhas tão importantes para a nossa pele são Fator de Proteção Solar. Ou seja, é ele que mede quanto tempo a pele exposta ao sol demora para ficar vermelha.

O FPS

Por exemplo, se você usar um protetor com FPS 15, você demorará 15 vezes mais tempo para ficar vermelha no sol.

É por esse motivo que pessoas com peles mais claras devem investir em um protetor solar com FPS maior, já que precisam de mais proteção contra os raios de sol.

Além disso, pessoas com antecedentes pessoais ou familiares de câncer de pele, em tratamento dermatológico e que ficam expostas com mais frequência à radiação solar também devem optar pelo um FPS mais alto.

O PPD

Outra sigla que você precisa analisar na hora da compra é o PPD. Ela representa a forma de proteção contra os raios UVA, responsáveis pelo bronzeamento da pele após a exposição solar.

O ideal é que o PPD seja ? do FPS. Ou seja, se você escolheu um protetor solar com FPS 30, o PPD precisa ter o valor a partir de 10.

Sempre preste atenção às siglas presentes nas embalagens dos protetores, já que a radiação é a principal causadora do envelhecimento precoce da pele.

Mais um detalhe: a aderência do protetor à pele também é um fator que precisa ser analisado e a lógica é a mesma do FPS: quanto maior a aderência, melhor.

As versões em gel-creme são mais aderentes que as em gel e menos pesadas que os cremes. Além disso, para curtir os dias de sol, procure produtos que sejam resistentes à água, ok?

E é claro: sempre escolha um produto específico para o rosto! Isso evitará o nascimento de espinhas e, no geral, ajudará no controle da oleosidade e sensibilidade da pele.

Afinal, como escolher o protetor solar ideal?

Agora que você entendeu algumas informações essenciais sobre o protetor solar facial, é hora de aprender a escolher o produto ideal para seu tipo de pele. O primeiro passo é escolher a textura mais indicada para o seu rosto. Veja só:

  •  Oil free: essa textura não possui óleo na composição. Isso significa que é a mais indicada para pessoas que têm a pele oleosa, mista e acneica;
  •  Cremosa: essa opção é a que possui a textura mais hidratante. Por isso, é ideal para a pele seca ou que está ressecada;
  •  Toque seco: garante um efeito matte que deixa a pele mais sequinha e lisa. É o mais indicado para quem sofre com a pele oleosa;
  • Spray ou aerossol: são indicados para todos os tipos de pele, mas precisam de mais filtros para serem efetivos. Na hora de aplicar, imagine que está pichando um muro para cobrir cada pedacinho da pele. E não se esqueça: nada de espalhar com a mão!

Hoje no mercado, já estão sendo formulados protetores para peles sensíveis que mantêm um fator de proteção em torno de 60 ou mais. Além disso, já existem também itens que aderem à pele molhada, não sendo necessário secá-la para reaplicar o produto.

Leia também!

Cuidados com a pele madura: 3 dicas infalíveis para você

Como saber o seu tipo de pele do rosto? Descubra agora!

Fique ligada!

Você sabia que existem protetores solares físicos e químicos? Apesar de ambos servirem para proteger a pele, são desenvolvidos de formas diferentes. Por isso, você precisa levar em consideração as características na hora de escolher o seu protetor. Olha só:

  •  Filtro solar químico: indicado para todos os tipos de pele, esse tipo é o mais encontrado no mercado. Ele permite que os raios solares entrem na pele, mas, por conta dos agentes químicos, não causam danos. Além disso, o filtro solar químico espalha facilmente e é imperceptível na pele;
  •  Filtro solar físico: esse tipo de protetor solar é composto por óxido de zinco e/ou dióxido de titânio, ambos ingredientes naturais que protegem contra os raios UVA e UVB. Neste caso, a proteção física não penetra na pele e os raios solares são refletidos. Por isso, é um protetor mais difícil de espalhar e você poderá ficar com o rosto levemente branco por conta da barreira física que ele cria na pele. É indicado principalmente para peles sensíveis e reativas!

Com ou sem cor?

Por fim, a última característica que você precisa analisar é: com ou sem cor? Existem diferenças entre os dois produtos, sim! Veja só:

  • Sem cor: ele ajudará a proteger apenas contra a radiação solar;
  • Com cor: protege a pele contra a radiação solar e a luz visível, aquela emitida por celulares, aparelhos eletrônicos e lâmpadas. O produto age como uma barreira física por conta dos seus pigmentos, que ajudam a garantir essa proteção extra. Inclusive, o protetor solar com cor tem a vantagem de substituir a maquiagem do dia a dia.

E aí, ficou mais fácil escolher o seu protetor solar facial?

Como evitar erros na hora de aplicar o protetor

Por fim, agora que você sabe como escolher o protetor solar ideal para seu tipo de pele do rosto, é hora de aprender algumas regrinhas básicas para não cometer erros comuns na aplicação. Isso porque, dependendo de como lidamos com o produto, a pele não fica devidamente blindada. Então, veja só como usar seu filtro solar da forma correta.

Aplicação

Não economize produto! Para garantir bons resultados, você precisa aplicar uma quantidade suficiente para cobrir toda a superfície da pele. Além disso, é essencial se preocupar com todas as partes do rosto, incluindo os contornos. E é claro: a aplicação deve ser feita de maneira homogênea em todas as partes, ok?

Reaplicação

Muita gente acredita que não é necessário reaplicar o protetor solar e passa horas seguidas exposta ao sol sem passar novamente o produto. No entanto, o contato com a água pode remover o produto da pele. Por isso, é essencial reaplicá-lo depois do banho de mar ou piscina.

E engana-se quem acha que no dia a dia a reaplicação do protetor solar facial não é importante. Isso porque o contato da pele do rosto com a mão e o suor também podem remover o filtro. Portanto, é essencial que você reaplique o filtro ao longo do dia, combinado?

Mesmo que o produto seja à prova d’água, é muito importante aplicar novamente na pele ao longo do dia.

Atenção à sobrancelha e à linha do cabelo! Segundo alguns dermatologistas, nesses locais normalmente aparece o melanoma, o tipo de câncer de pele mais agressivo. Assim, é muito importante aplicar o protetor solar facial nessas regiões também.

Limpar o rosto é importante!

Não se engane: a primeira aplicação do protetor solar deve ser feita com o rosto limpo, viu? Então, antes de tudo, lave o rosto com um sabonete específico.

Protetor também precisa ser removido

Apesar de muitas pessoas não saberem, o protetor solar também deve ser removido antes de dormir. Para isso, utilize água e um sabonete específico para a higienização do rosto. Se seu protetor for muito oleoso, utilize um demaquilante para uma limpeza mais completa.

Não utilize o mesmo produto por vários anos

Mesmo que o produto não esteja acabando, é importante verificar seu prazo de validade. Em todos os itens de beleza, a validade é algo a se levar em conta e com o protetor solar isso é essencial. Isso porque, com o tempo e as altas temperaturas a que é exposto, o protetor solar perde a sua eficácia.

Os lábios também precisam de atenção

Como a boca é uma parte sensível do rosto, ela precisa de cuidados específicos. Então, use batons hidratantes e com filtro solar no dia a dia e, principalmente, quando estiverem na praia ou piscina. Eles são superindicados porque os lábios sofrem muito com a exposição solar excessiva, ok? E claro: a reaplicação desse produto também é importante para garantir a proteção.

Proteção extra é essencial

Junto com o protetor solar, use chapéu, óculos de sol e evite a exposição direta das 10h às 16h. Na praia ou na piscina, lembre-se do guarda-sol, combinado?

Dica extra: atenção à maquiagem com protetor!

Em muitos casos, a camada de maquiagem aplicada não cobre todo o rosto. Além disso, por ser uma camada geralmente fina, a maquiagem não garante proteção integral. Por isso, muita atenção à maquiagem com protetor que você está usando. Se necessário, aplique uma camada de protetor solar facial antes da make, ok?

Deu para entender por que o uso desse produto é essencial todos os dias, não é mesmo? Então, é hora de incluir esse produto na sua rotina de beleza diária e não somente quando for à praia ou piscina! Por fim, todos os tipos de pele precisam de proteção e o ideal é que você aplique o produto meia hora antes da exposição ao sol.

Para cuidar da sua beleza, conte com a Spasso!

Na Spasso Cosméticos, você encontra as melhores marcas e produtos incríveis para cuidar de você em todas as fases da vida. E para ficar ainda melhor, você também consegue tirar um tempinho para relaxar, viu? É para isso que fazemos ações promocionais superespeciais ao longo do mês. Para participar, é só encontrar a loja mais próxima de você!