Pelos encravados: entenda de uma vez por todas como acabar com eles

Pelos encravados: um pesadelo que todo mundo já viveu pelo menos uma vez na vida, não é mesmo? Mas se eles estão no seu dia a dia mais do que algumas poucas vezes, é hora de falar “pérai”!

Embora sejam comuns para muitas mulheres, principalmente depois da depilação, eles podem evoluir para casos mais graves. Por isso, podem e devem ser evitados e combatidos, viu?

Mas você deve estar se perguntando: como? Fique tranquila, pois neste texto nós vamos te explicar tudinho sobre pelos encravados. 

Pelos encravados: a dura verdade

Os chamados pelos encravados surgem normalmente depois da depilação e você já deve saber. Mas por que isso acontece? Vem cá entender, amiga.

Quando depilamos e arrancamos os pelos, eles demoram para crescer, principalmente se você depilou com cera. Enquanto isso, sua pele vai formando uma fina camada de queratina, uma proteína, bem em cima do folículo de onde o pelo sai. Assim, a #queridinha da queratina forma uma barreira, fazendo com que o pelo comece a crescer curvado e para dentro. Daí, surge o encravamento.

Mas se você está pensando “Então é só eu mudar o jeito de depilar…”, saiba que não! Com alguns cuidados especiais com a pele, que vamos citar aqui, você pode continuar a se depilar da forma que quiser, com cera ou qualquer outro material. 

Outro lembrete: além da depilação, outros fatores podem influenciar muito para que esses temidos pelos encravem. Entre eles, estão a alergia a algum produto e sol, suor e umidade em excesso. Portanto, preste atenção a esses detalhes também, ok?

Pele de princesa: dicas para acabar com os pelos encravados

Então, vamos às preciosas dicas? Listaremos apenas algumas, mas uma delas é de ouro e vamos explicar logo de cara: invista no trabalho de uma profissional.

Embora esses casos também não sejam garantia de se livrar desse #pesadelo, uma profissional tem um conhecimento bem específico sobre os cuidados com a pele e com o procedimento e pode ser a diferença entre uma experiência boa ou ruim com a depilação!

Anote as outras dicas para evitar esses problemas de encravamento: 

#1 Esfolia, menina!

Um dos truques mais conhecidos é o da esfoliação antes da depilação. E dá resultado sim, viu?

Uns dois dias antes de se depilar, faça o seguinte: passe um creme esfoliante na região que você vai depilar e esfregue cuidadosamente com as mãos.

Essa esfoliação deixa a pele mais fina e ajuda a remover as células mortas que podem estar ali. Isso libera espaço para que os pelos novos cresçam livremente depois.

#2 Roupas justas só depois 😉

As áreas que normalmente mais sofrem com os pelos encravados são a virilha, as axilas, as coxas e o bumbum. Por isso, nestas áreas, evite o contato da pele com tecidos grossos e sintéticos, já que eles dificultam a respiração da pele.

Deixa a pele respirar, amiga! Prefira roupas mais largas nos dias antes e depois da depilação, ok? E tecidos naturais, como o algodão e o linho, por exemplo.

#3 É hidratação que fala, né?

Ela serve para tudo, até para evitar os pelinhos encravados: a hidratação. Por isso, aposte sempre nos cremes hidratantes para cada região específica do corpo. 

Assim, não só você evita que o problema apareça, como também pode impedir que aqueles que já estão lá se agravem. 

Escolha um creminho para chamar de seu e não largue nunca mais!

#4 Dê um tempinho do sol

Marcou a data da depilação? Prefira dar um tempinho do sol pelo menos 48h antes e depois. Isso porque o calor pode favorecer o aumento das inflamações, assim como a umidade e o suor.

E caso você já tenha algum pelinho encravado, proteja ainda mais a área contra a exposição solar, ok?

#5 Se nada der certo…

Mesmo fazendo tudo isso aqui, a gente sabe que nem sempre é possível evitar os pelos encravados. Afinal, cada pessoa tem uma pele, não é mesmo?

Por isso, caso você tenha pelos encravados ou eles surjam de vez em quando, aposte em pomadas antiinflamatórias. Elas vão ajudar a desinflamar a região, evitando também que o local fique com manchas.

Para acalmar a pele, vale também aplicar compressas frias sobre o local, o que diminui a dilatação dos vasos e a abertura dos poros.

Cursos e produtos: tudo isso você encontra na Spasso!

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre esses cuidados pré e pós-depilação para evitar os pelos encravados, passa na Spasso! Sabe por quê? Aqui, além de cursos profissionalizantes de depilação para você que quer aprender e se especializar, você ainda encontra muitos produtinhos mara para cuidar da sua pele como uma diva.

Encontre a Spasso mais próxima de você e vem pra cá!