Maleta de maquiagem: aprenda como montar a sua

maleta de maquiagem

A gente sabe que na hora de montar a maleta de maquiagem é muito difícil se contentar com o básico. Afinal, são tantas as opções e novidades disponíveis no mercado que bate aquela vontade de comprar tudo, não é mesmo?

Então, para te ajudar a montar sua maleta, separamos uma lista de produtos essenciais para a hora da make. Assim, você compra só o necessário e consegue arrasar em todas as produções! Seja você uma maquiadora profissional ou uma amante dos cosméticos, acompanhe nossas dicas para não errar na hora de comprar maquiagem.

9 produtos que não podem faltar na maleta de maquiagem

Para montar sua maleta de maquiagem, é importante seguir os mesmos passos de uma produção de make. Dessa forma, você garante os itens necessários para cada uma das etapas. Afinal, nós sabemos que para uma make arrasadora é preciso seguir à risca todos os passos, desde a preparação da pele até a finalização.

Assim sendo, vamos relembrar cada etapa da make e ver quais são os produtos essenciais? Assim, ficará mais fácil saber o que não pode faltar na sua maleta de maquiagem. Acompanhe!

 Para preparar a pele: veja o que você precisa ter

Você já deve saber que a preparação da pele antes de receber qualquer produto é essencial. Além de proteger, essa fase garante um melhor resultado para sua produção. Por isso, vamos relembrar todo o processo e os itens necessários para deixar sua pele incrível.

#1 Limpeza da pele

Seja para uma festa ou para o dia a dia, o primeiro passo da produção da make é a limpeza.

É essencial que a pele esteja limpa e protegida antes de receber qualquer cosmético.

Então, é muito importante que você tenha no seu nécessaire os produtos para os 3 passos da preparação da pele: lavar, tonificar e hidratar. Ou seja, um demaquilante ou um sabonete para limpar a pele, um tônico para remover as células mortas e impurezas e um bom hidratante.

Se você for maquiadora profissional e não tiver como suas clientes lavarem a pele com um sabonete, aposte no tônico. Esse produto complementa a limpeza da pele, removendo as células mortas, os vestígios de maquiagem e as impurezas do dia a dia.

Depois de tonificar a pele é preciso hidratar. Para isso, basta escolher um hidratante ou uma água termal que garantirá a hidratação suave e ainda controlará a oleosidade. No caso dos salões, é importante ter um hidratante para cada tipo de pele.

Para finalizar, protetor solar! Você já sabe o quanto ele é essencial para o cuidado com sua pele, não é mesmo? Por isso, ele precisa estar presente na etapa de preparação, principalmente de maquiagens para o dia a dia.

Portanto, na etapa de preparação não pode faltar: sabonete facial, protetor solar, tônico, hidratante e demaquilante.

#2 Primers e finalizadores

Com a pele preparada, é hora de começar a maquiagem de fato. O primeiro produto que você precisa incluir na maleta de maquiagem é um bom primer facial, que cria uma película sobre a pele para cobrir os poros e as linhas finas. Além disso, ajuda a fixar a maquiagem, controla a oleosidade e deixa a pele mais macia, aveludada e bonita, facilitando na hora de espalhar a base.

Além de um primer para o rosto, as sombras também precisam de um bom fixador. Isso porque ele também intensifica a cor e aumenta a durabilidade da make dos olhos.

É necessário investir em um fixador e um primer? Depende do resultado que você prefere, amiga! Se você for maquiadora profissional, é interessante ter as duas opções para atender a preferência das suas clientes.

E atenção: algumas marcas trocam os nomes dos produtos. Por isso, preste mais atenção na consistência dos produtos do que no próprio título.

Os primers são mais líquidos ou cremosos, enquanto os fixadores são mais pastosos, parecidos com uma cola.

#DicaExtra: algumas sombras já são cremosas, então você pode passá-las sob a sombra em pó, se preferir. Assim, você também garante maior pigmentação, evita o acúmulo de sombra nas dobrinhas da pele e ainda aumenta a durabilidade.

#3 Bases

Se tem um item que não pode faltar na sua maleta de maquiagem é a base. Afinal, é ela que vai cobrir e uniformizar toda a pele para dar vida à make. E como essa etapa é fundamental para o resultado final, é preciso escolher esse produto com cuidado, ok?

Existem diversos tipos de base no mercado: líquidas, cremosas, pancakes, em bastão e em pó. Todas elas possuem suas vantagens e desvantagens, então cabe a você escolher a que melhor se adapta ao seu tipo de pele.

Para as maquiadoras profissionais, nossa dica é investir na líquida. Isso porque ela é mais fácil de trabalhar e de adaptar à cor da pele da sua cliente.

Além disso, nas maletas profissionais, é importante ter pelo menos 4 tons de base: 1 clarinha, 2 tons intermediários e 1 mais escura. Dessa forma, você consegue misturá-los entre si para chegar na tonalidade da sua cliente.

Atenção: a maioria das brasileiras possui pele mista a oleosa, então prefira bases com acabamento matte. Para as peles secas, você pode misturá-la com um pouquinho de hidratante para que ela não craquele.

#4 Corretivos

O corretivo é aquele produtinho que salva muito na hora da make, pois camufla imperfeições, manchas e olheiras. Existem diversos tons, inclusive coloridos, e diferentes texturas de corretivos. Então, você pode escolher o que melhor se adapta à sua pele.

Veja só para que serve cada cor de corretivo:

Para as maquiadoras profissionais, a mesma regra da base vale para os corretivos. Ou seja, tenha pelo menos 3 tons de corretivo líquido na sua maleta de maquiagem.

#DicaExtra: você pode optar por uma paleta de corretivos! Isso porque você pode utilizar as outras tonalidades para criar efeitos de contorno e iluminação na pele.

#5 Pó facial

Basicamente, o pó serve para deixar a pele mais sequinha, impedindo que a oleosidade dê aquele aspecto brilhoso. Além disso, esse produto ajuda a assentar produtos líquidos e cremosos, por exemplo, base e corretivo.

Existem diversos tipos de pó: solto, compacto, translúcido e mineral. Resumidamente, o pó solto confere um ar mais natural à make, enquanto os compactos são mais fáceis e práticos para o dia a dia.

Já o translúcido garante um acabamento mais aveludado. Ele é ótimo para assentar o corretivo na região dos olhos, mas atenção na hora de espalhar para não ficar marcado demais.

#6 Blush, bronzer e iluminador

Assim como bases, pós e corretivos, o blush tem diferentes versões. Então, você pode optar pelo que melhor se adaptar à sua pele. No entanto, como a função do blush é dar ar um saudável ao rosto, os produtos em pó podem ser mais práticos.

A melhor opção é a paleta de blushes. Assim, você garante cores variadas para atender todos os tipos de pele.

Os iluminadores e o bronzer servem para dar contorno ao rosto, por isso precisam ter tons diferentes da base. Por exemplo, você pode escolher um bronzer 1 ou 2 tons mais escuros do que seu tom de pele. Já o iluminador, escolha um tom mais claro.

E claro, lembre-se da regra: tudo que iluminamos aparece mais e tudo que escurecemos aparece menos, ok?

Para os olhos: o que não pode faltar?

#7 Sombras

É hora de dar cor à make! Como são muitas as opções, o mais indicado para as sombras são as paletas. No entanto, os tons neutros são coringas, então tenha sempre na sua maleta de maquiagem.

Inclusive, se você gosta de makes mais vibrantes, tenha opções com pigmentos e glitter. Muita atenção, porém, na hora de aplicá-los na pele para que não fique exagerado demais, combinado?

#8 Lápis e delineador

Os lápis são indispensáveis para qualquer maquiagem, afinal, garantem um efeito mais marcante e poderoso ao olhar. Se você prefere um olhar mais aberto e limpo, opte por um lápis nude.

Que os delineados estão super em alta você já sabe, não é mesmo? Então, ter um delineador na sua maleta de maquiagem é indispensável. Se você não tiver prática com esse produto, escolha as canetas, mais fáceis de usar.

Para os lábios: quais produtos são indispensáveis?

#9 Batons e lápis para contorno

A gente sabe que você ama os batons! Isso porque eles são indispensáveis para dar cor à make e finalizar toda a produção. Então, pode usar e abusar dos seus tons preferidos.

Para dar aquele acabamento perfeito e aumentar a durabilidade do batom, os lápis para contorno são essenciais. Os tons mais indicados são o nude, que cabe com a maioria dos batons, e um vermelho.

Leia também

O que levar na nécessaire de viagem: 10 itens que não podem faltar 

Tipo de pincel de maquiagem: aprenda a usá-los de uma vez por todas!

Maquiagem para Réveillon: tendências para começar 2020 com tudo

Quando o assunto é maquiagem: conte com a Spasso

Agora que você já sabe quais são os produtos essenciais para sua make, é hora de montar sua maleta. Mas onde encontrar os melhores produtos e marcas de cosméticos? Na Spasso Cosméticos, é claro!

Além de uma variedade incrível de produtos, nas nossas lojas você também encontra cursos de automaquiagem e maquiagem profissional para aprender cada vez mais.

Então, acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades. Encontre a Spasso mais próxima de você e aproveite!