Hidratação para cabelo cacheado: saiba escolher o produto ideal

hidratacao para cabelo cacheado

Você faz parte do time de mulheres cacheadas que sofrem com fios ressecados, principalmente no verão? Quem tem cabelos crespos ou cacheados sabe que precisa seguir uma rotina intensa de cuidados para deixá-los sempre saudáveis e bonitos, não é mesmo? Mas saiba que você não precisa passar horas no salão para fazer a sua hidratação para cabelo cacheado. Dá para cuidar dele em casa e é isso que vamos explicar para você hoje!

Antes de tudo, é importante você conhecer um pouco mais sobre seu tipo de cabelo. Normalmente, os fios crespos e cacheados tendem a ser mais ressecados devido ao próprio formato, que dificulta que a oleosidade natural da raiz chegue até as pontas.

Além disso, os fios cacheados têm menos cutículas capilares quando comparados aos lisos, por isso são mais finos. Essas são algumas razões pelas quais seus cachos precisam de cuidados específicos. E isso tudo faz deles únicos!

Então, para começar sua rotina de tratamento é importante você investir em produtos próprios. São eles que vão proporcionar aos cachos todos os benefícios de que eles precisam para estarem sempre saudáveis e brilhantes.

Mas por onde começar a hidratação para cabelo cacheado em casa? Fica tranquila! Neste blog você vai aprender dicas incríveis para cuidar dos fios como eles merecem e deixá-los ainda mais saudáveis. Acompanhe!

Tudo que você precisa saber sobre a hidratação para cabelo cacheado 

A história é sempre a mesma: você vai comprar produtos para o cabelo e nunca sabe qual escolher, não é? Mas não se desespere: com tantas opções de cosméticos disponíveis, essa dúvida é mais comum do que você imagina.

Quando o assunto são produtos para tratamento de cabelos cacheados, você precisa sair de casa sabendo qual tipo comprar. Afinal, é preciso ter muito cuidado na hora de tratar esse tipo de fio tão frágil. Então, leia nossas dicas e saiba quais são os produtos de hidratação para cabelo cacheado. Preparada?

#1 Escolha o produto específico para o seu tipo de cabelo

Antes de começar, temos uma pergunta muito importante: você sabe classificar seu tipo de cacho? Pode parecer uma pergunta um pouco estranha, mas saber qual é seu tipo de cacho faz uma super diferença na hora de escolher os produtos para o seu cabelo. 

Por exemplo, se seu cacho for solto, ele terá uma definição mais ondulada, muito parecido com o babyliss. Já os crespos estreitos parecem molinhas bem apertadas desde o começo do couro cabeludo. 

“Isso é muito importante para a rotina de hidratação para cabelo cacheado porque quanto mais estreito for o cacho, maior será a tendência do fio ser fino.”

Consequentemente, a oleosidade terá mais dificuldade para chegar até as pontas e os fios serão mais ressecados. Por isso, se seus cachos forem mais soltos, será melhor utilizar produtos com textura mais leve, como loções, emulsões, leites e séruns. Já os cachos mais estreitos ficam melhores com cremes mais viscosos, que acabam tendo maior concentração de ativos.

Ficou mais fácil escolher seu produto? Então, veja só como funciona com os shampoos e condicionares.

#2 Lave, massageie e seque

Na hora de escolher o shampoo, opte por uma fórmula equilibrada com ativos emolientes e suavizantes, por exemplo, betaína e proteínas vegetais hidrolisadas. E é claro que rotina de lavagem dos fios também precisa ser específica. Por isso, quando for lavar os fios, aplique o shampoo e massageie a raiz do cabelo sem esfregar o comprimento e as pontas para que não embaracem.

Outra dica importante é evitar lavar com muita frequência. Isso porque, como os cachos têm mais tendência ao ressecamento, quanto mais você lavar, mais frágeis eles podem ficar. Além disso, evite água muito quente porque ela leva embora a oleosidade natural dos fios, ok?

Para desembaraçar os cabelos, passe a máscara ou o condicionador e use os dedos ou um pente de dentes largos. Esse passo é muito importante na hora da hidratação para cabelo cacheado, então, aposte em produtos nutritivos e hidratantes e evite passar cremes na raiz, além de sempre enxaguar bem os fios. 

Por fim, na hora de secar, utilize uma malha macia em vez de toalha comum e vá espremendo o cabelo sem esfregar. Quando retirar o excesso de água, aplique um creme para pentear, leave-in ou ativador de cachos para modelar.

Veja também:

Cuidados com o cabelo cacheado: dicas definitivas, resultados incríveis

O que é low poo? 4 dicas para entender

#3 Aposte na técnica da fitagem

Essa hidratação para cabelo cacheado é simples e pode ser feita em casa.

Com o cabelo ainda úmido, divida as mechas e passe uma colher de chá de produto, que pode ser um leave-in, creme ou ativador. Deslize os dedos pelos fios, separe-os em fitinhas, amasse mecha por mecha com as mãos e deixe secar naturalmente.

Ficou mais fácil cuidar dos fios com essas dicas? Elas são simples e práticas e, por isso, devem ser utilizadas sempre que você for lavar o cabelo, combinado? 

#4 Proteja os fios do sol

Para manter os cachos hidratados, não basta apenas apostar em vários produtos. É preciso proteger os fios todos os dias, principalmente dos raios solares, viu? 

Dessa forma, o uso de produtos como o leave-in é fundamental para quem quer ter os fios saudáveis e brilhantes. E é claro: se for se expor ao sol por muito tempo, como nos dias de praia ou piscina, use um chapéu ou boné.

Dica extra: se você ainda não tem uma rotina de cuidados com seu cabelo, pode fazer o cronograma capilar. Essa técnica te ajudará a manter em dia a hidratação para cabelo cacheado porque inclui todas as etapas de tratamento de que um fio precisa: hidratação, nutrição e reconstrução. 

Inclusive, o cronograma é essencial para você que está passando pela transição capilar. E é disso que vamos falar a seguir! 

Transição capilar: passo a passo da hidratação para cabelo cacheado

Quando você decide abandonar as químicas que alisam o cabelo, o primeiro desafio é a aceitação do novo visual. O primeiro obstáculo é encarar as duas texturas do cabelo: enquanto as pontas ainda estão lisas, a raiz sem química está crescendo e se destacando.

Por isso, também separamos algumas dicas de hidratação para cabelo cacheado no momento da transição capilar. Afinal, como o cabelo está com texturas diferentes, ele precisa de cuidados distintos e específicos.

Para facilitar sua rotina de cuidados, o primeiro passo é apostar no cronograma capilar que falamos acima. Dessa forma, você saberá como colocar a hidratação, a umectação e a reconstrução do jeito certo no seu dia a dia, ok? Afinal, esses são os três passos principais para hidratar os fios cacheados que estão em transição. Veja o porquê!

Veja mais:

Produtos para cronograma capilar em casa: saiba como escolher

#1 Reconstrução

Esse passo é essencial para quem está passando pela transição capilar porque, como o próprio nome diz, ele reconstruirá o cabelo. Para isso, ele fornece ao fios a queratina, uma proteína que fortalece e reestrutura o cabelo para que eles cresçam mais saudáveis. 

#2 Hidratação

A hidratação é importante sempre, mas para quem está em fase de transição capilar é essencial. Isso porque ela repõe a toda a água de que os fios precisam para crescerem saudáveis. Além disso, é importante apostar também em uma hidratação específica para a raiz para cuidar dos fios naturais que estão crescendo. 

#3 Umectação

A umectação é um cuidado essencial, pois trata o ressecamento de maneira mais profunda. O óleo vegetal, quando aplicado ao fio, cria uma luva de proteção nas mechas e oferece os nutrientes de que os fios precisam para ficarem brilhantes e saudáveis. 

Para realizar esse tratamento em casa, aplique o óleo da raiz às pontas, massageando o couro cabeludo para tirar a textura áspera e estimular o crescimento, respectivamente. Deixe o produto agindo no cabelo por algumas horas e, depois, conte com a ajuda de um condicionador para retirá-lo no chuveiro.

Com todas essas dicas ficou mais fácil cuidar dos seus fios como eles merecem, não é mesmo?

O produto ideal para o seu cabelo cacheado está na Spasso! 

Agora que você aprendeu a fazer hidratação para cabelo cacheado, é hora de escolher o produto que seu fio precisa para ficar ainda mais saudável e brilhante. Para isso, você pode contar com a Spasso Cosméticos! Aqui, você encontra as melhores marcas e produtos para cuidar da sua beleza, seja de pele, unhas ou cabelo.

Encontre a loja mais próxima de você e comece a sua rotina de cuidados o quanto antes!