Como saber o seu tipo de pele do rosto? Descubra agora!

Normal, seca, oleosa ou mista: faça o teste e saiba de qual tipo é sua pele

Você sabia que o tipo de pele do rosto pode influenciar (e muito!) nos seus cuidados com ela? Isso porque há indicações específicas para evitar manchas e vermelhidões, por exemplo, que dependem das características de cada tipo de pele. Por isso, produtos para tratamentos faciais, cosméticos e maquiagens devem estar alinhados a essas especificações. Mas calma, a Spasso te ajuda a identificar seu tipo de pele do rosto bem rapidinho, olha só!

Características de cada tipo de pele do rosto

Mesmo que as características da sua pele sejam determinadas pela sua genética, o estado da pele pode variar. Diversos fatores, internos e externos, têm influência nisso. Veja as características de cada tipo de pele do rosto e já tente identificar alguns pontos da sua:

Peles normais são aquelas que têm equilíbrio entre o sebo e a umidade. Em geral, esse tipo de pele do rosto não é nem muito seca nem oleosa.

Assim, peles normais têm poros finos e uma textura suave, macia e lisa. A única região que apresenta um pouco de oleosidade é a zona T (testa, queixo e nariz), mas nada excessivo.

Peles secas são aquelas que não conseguem reter água em quantidades suficientes para a pele. Isso acontece pela baixa produção de lipídeos (sebo).

Esse tipo de pele é mais rígido e áspero e transmite uma sensação de opacidade. Peles secas tendem ainda a ser mais sensíveis e podem ter variações que precisam de atenção, como as extremamente secas.

Peles oleosas são aquelas com alta produção de lipídeos. O brilho e a umidade em todo o rosto são características específicas desse tipo de pele do rosto. Outra característica que você pode reparar é no tamanho dos poros: costumam ser mais abertos e visíveis.

Por conta da quantidade excessiva de gordura, cravos e espinhas também são sinais de pele oleosa.

Peles mistas apresentam oleosidade especificamente na zona T ou nas bochechas, enquanto o resto do rosto tende a ser mais seco.

Peles sensíveis não estão tão relacionadas ao equilíbrio entre a água e o sebo do rosto e sim à tolerância a fatores externos. Isso porque uma pele sensível reage ao contato com o ambiente externo, por exemplo, à exposição ao sol ou às baixas temperaturas.

Geralmente, esse tipo de pele é bem vascularizado e as pessoas estão sempre levemente avermelhadas.

Mas como saber o tipo de pele do seu rosto?

Hora do teste! Para identificar qual seu tipo de pele do rosto é muito simples: passe um lenço de papel limpo no rosto. Uma boa dica é fazer isso assim que você acordar!

Observe o lenço em um lugar com bastante claridade e analise os resultados:

  • Pele normal: o lenço ficará limpo e sua pele suave
  • Pele oleosa: o lenço ficará sujo
  • Pele seca: o lenço ficará limpo, mas você terá a sensação de que sua pele está ressecada, como se estivesse repuxada
  • Pele mista: o lenço apresentará pouca sujeira
  • Pele sensível: o lenço ficará limpo, mas sua pele ficará avermelhada e com uma leve coceira

E aí? Como ficou seu lenço?

Lembre-se: este é um teste simples que você pode fazer em casa, mas antes de iniciar qualquer tratamento, consulte um dermatologista.

Cuide da pele do seu rosto!

A Spasso Cosméticos tem produtos para todos os tipos de pele do rosto. Para encontrar a loja mais próxima de você clique aqui!