Cuidados durante a quimioterapia: como elevar a autoestima no tratamento

Além da doença em si, a gente sabe que todas as mudanças que acontecem durante o tratamento do câncer afetam muito a vida e a autoestima das pessoas. O diagnóstico e o tratamento não são fáceis, mas alguns cuidados durante a quimioterapia podem ajudar a superar e vencer essas adversidades de um jeito mais leve.

Então, reunimos neste texto alguns cuidados e dicas com a saúde e com a beleza que podem aumentar a autoestima de quem enfrenta o tratamento do câncer. Acompanhe!

Cuidados durante a quimioterapia com a queda do cabelo

Um dos processos que mais afetam a autoestima das mulheres durante o tratamento do câncer é a queda do cabelo. A queda dos fios é uma resposta a determinados remédios que são usados na terapia. Então, nem todas as pessoas que enfrentam o câncer passarão por essa fase.

No entanto, para quem precisar enfrentar esse período, alguns cuidados durante a quimioterapia são importantes. Isso porque o renascimento dos fios só acontece depois do fim do tratamento.

Por esse motivo, antes dos cuidados com o cabelo novo é preciso tomar conta de uma região importante: o couro cabeludo. Se antes ele era protegido pelos fios, agora ele ficará exposto a agentes externos. Veja alguns passos que podem ajudar:

#1 Não esqueça o protetor solar

Assim como o rosto, é muito importante passar protetor solar no couro cabeludo. Isso visto que essa região também estará exposta a agentes externos.

#2 Use a base como aliada

Como o couro cabeludo estava protegido pelos cabelos, provavelmente apresentará uma cor diferente se comparado com o rosto. Então, caso se sinta incomodada, use a mesma base que utiliza no rosto nesta região.

#3 Na hora da limpeza, shampoo neutro

Você já deve saber disso, mas a higiene nessa área continua sendo essencial. Por isso, escolha um shampoo neutro para a limpeza do couro cabeludo. E não esqueça: não devemos usar condicionador nessas situações, uma vez que pode causar irritação, coceira e descamação na região.

#4 Perucas e lenços são bem-vindos, sim!

Se você não se sente confortável em sair com o couro cabeludo à mostra, aproveite o momento para experimentar outros cortes e cores de cabelo com as perucas.

Outro item cheio de estilo são os lenços. Além de lindos, eles dão um toque especial ao look e ainda protegem da radiação solar. Chapéus e bonés também são muito bem-vindos. Dessa forma, aproveite essa fase com muito estilo enquanto aguarda a chegada dos novos fios.

Como fazer os fios crescerem mais rápido

Como falamos acima, os fios novos só começarão a nascer quando o tratamento chegar ao fim. Então, anote algumas dicas que podem ajudar os fios a crescerem mais saudáveis e rapidamente.

#1 Alimente-se bem!

A alimentação balanceada é essencial em todas as fases da vida. Assim sendo, aposte em uma dieta rica em frutas, legumes, verduras e alimentos integrais, que são ricos em vitaminas e nutrientes. E claro: beba bastante água!

#2 Evite produtos químicos!

Esses produtos podem enfraquecer a estrutura dos fios novos. Por esse motivo, evite pintar o cabelo ou usar produtos para alisamento enquanto os fios estão em fase de crescimento.

#3 Relaxe!

O estresse interfere muito na saúde dos fios. Portanto, tente levar uma rotina com menos preocupações. Praticar exercícios físicos e atividades como ioga e pilates podem ajudar a relaxar o corpo e a mente.

#4 Aposte na massagem!

Além de ser uma ótima forma de relaxar, uma boa massagem no couro cabeludo pode aumentar a circulação sanguínea. E isso favorece o crescimento dos fios.

Cuidados durante a quimioterapia: como escolher produtos para a pele

A pele é uma das regiões do corpo que mais sofrem alterações durante o tratamento do câncer. Então, alguns cuidados durante a quimioterapia são essenciais para mantê-la saudável.

Durante o tratamento, a pele fica muito sensível. Por isso, evite banhos demorados e com água muito quente. Além disso, escolha um sabonete neutro, sem cheiro, álcool e cor.

Como a pele fica ressecada devido à sensibilidade, os hidratantes podem ajudar a deixá-la mais macia. No entanto, preste atenção nas substâncias presentes nos produtos antes de usá-los. Isso porque substâncias com ureia, parabenos e algumas fragrâncias e corantes se tornam agressivas à pele durante o tratamento.

Nessas horas, escolha produtos com ingredientes naturais. Por exemplo, Aloe Vera, aveia, camomila e calêndula são ótimas opções para hidratar e mantê-la suave e macia. Outro ponto importante é evitar produtos de difícil remoção, como óleos.

E é claro: nunca esqueça o filtro solar! Ele é indispensável e deve ser usado todos os dias, principalmente nas regiões que ficam mais expostas. Essas atitudes podem ajudar a manter a pele com aspecto saudável e protegida.

Onde encontrar produtos para o cuidado perfeito?

Na Spasso Cosméticos você encontra uma variedade de marcas e produtos para cuidar do seu corpo como um todo. Procure a loja mais próxima de você e aproveite!