Cuidados com o cabelo cacheado: dicas definitivas, resultados incríveis

Respeitar a natureza do cabelo enrolado está super em alta, não é mesmo? Mas só quem tem sabe que a rotina de cuidados com o cabelo cacheado é intensa para que ele esteja sempre saudável e bonito.

Mas fica tranquila, amiga: cuidar dos cachos em casa é possível, sim. Por isso, reunimos algumas dicas importantes para cuidar das madeixas cacheadas. Acompanhe!

5 passos essenciais para os cuidados com o cabelo cacheado

Não é novidade que cada tipo de cabelo precisa de cuidados específicos para ficar bonito e brilhante. Porém, se você faz parte do time dos cachos, sabe que a rotina de cuidados é essencial. Isso porque os cabelos cacheados e crespos tendem a ser mais secos, já que é difícil a oleosidade chegar às pontas. 

Sendo assim, é preciso ficar atenta para que os fios não ressequem. Então, para te ajudar com os cuidados com o cabelo cacheado, vamos te dar 5 dicas essenciais. Anote aí:

#1 Hidrata, garota!

Como falamos acima, uma das principais características do cabelo cacheado é o ressecamento nas pontas. Logo, a dica de ouro para exibir madeixas bonitas e bem tratadas é investir em uma rotina de hidratação. 

Se você conseguir reservar 3 dias para dar atenção aos fios, sugerimos combinar hidratação a nutrição e reconstrução. Para te ajudar, faça o conhecido cronograma capilar (baixe o da Spasso aqui!). O ideal é reservar, pelo menos, uma ou duas vezes na semana para fazer o tratamento, mesmo que seja durante o banho.

#2 Inclua a umectação na sua rotina!

Umectar os fios significa aplicar óleo da raiz às pontas do cabelo. Essa técnica cria uma capa protetora nas mechas e massageia o couro cabeludo. Isso ajuda a tirar a textura áspera dos fios e ainda estimula o crescimento, o que é ótimo, não é, meninas?

Mais um motivo para você adotar essa rotina de cuidados com o cabelo cacheado é que ela deixa o cabelo mais brilhoso e livre do frizz. 

#3 Escolha o shampoo certo

Você já deve saber que os cuidados com o cabelo cacheado na hora de lavar os fios são essenciais, não é? Isso porque o shampoo correto para seu tipo de cabelo faz total diferença para evitar o ressecamento dos fios. 

Então, priorize produtos que contêm fórmulas menos agressivas, ou seja, aqueles que limpam sem tirar a oleosidade natural do couro cabeludo. E, amiga, também vale evitar a lavagem diária, uma vez que o cabelo cacheado não acumula oleosidade e pode ser lavado em dias alternados. 

#4 Aposte sem medo no finalizador 

Para conseguir cachos bonitos na finalização, escolha com cuidado seu creme para pentear. Como os fios crespos e cacheados não precisam ser lavados todos os dias, aposte em um produto que garanta a hidratação ao longo dos dias. 

#5 Revitalize os cachos

Mesmo usando um bom creme, tem dias em que os cachos acordam desarrumados, não é? Por isso, trouxemos uma dica incrível para te ajudar: faça uma misturinha no borrifador para revitalizar as partes comprometidas. 

Você pode fazer uma mistura de leave-in com um pouco de água ou escolher um componente que ajude a hidratar e resolver o frizz, como um óleo, por exemplo. 

Transição capilar: saiba como cuidar dos fios 

Está passando pela fase de transição capilar? Então, é hora de rever seus cuidados com o cabelo cacheado. Isso porque, durante esse período, os fios ficam mais sensíveis e precisam de cuidados específicos. 

Mas não desanime: todas as técnicas acima são muito bem-vindas durante a transição capilar e você pode fazer todas em casa mesmo.

É importante você saber que a transição capilar não tem tempo específico para terminar. Por isso, se você quiser acelerar o processo, aposte na técnica big chop. Esse procedimento é um corte que retira toda a parte com química de uma vez. 

Você também pode aproveitar este período para aprender tudo sobre como cuidar dos seus fios crespos ou cacheados. Assim, estará pronta para deixá-los sempre lindos e saudáveis. 

Onde encontrar produtos para cuidar dos fios cacheados?

Como você viu, os cuidados com o cabelo cacheado precisam ser constantes para garantir que ele esteja sempre saudável. Aqui na Spasso Cosméticos, você encontra as melhores marcas para cuidar dos fios. Encontre a loja mais próxima de você!