Cuidados com a tatuagem: 5 passos importantes para uma boa cicatrização

Decidir fazer uma tatuagem é sempre muito empolgante, não é? Mas se você finalmente criou coragem, saiba uma coisa muito importante: já no fim da sessão, é preciso começar os cuidados com a tatuagem. 

Esses cuidados serão muito importantes para que o desenho que você escolheu com tanto carinho continue bonito e também para que sua pele se mantenha saudável.

E como a Spasso é sua melhor amiga, viemos te ajudar nessa! Reunimos neste texto algumas dicas para você cuidar da tatuagem sem problemas. Então, vem ver!

Quais são os cuidados com a tatuagem nos primeiros dias?

Quando pensamos em fazer a tatuagem, é claro que nos preocupamos com o desenho e com o local. Você guarda mil inspirações, agenda conversas com o tatuador… até que decide ir!

Mas além disso, também é essencial estar prevenido para os cuidados com a tatuagem.

Muitas pessoas esquecem que a tattoo é uma ferida que precisa cicatrizar. É isso mesmo! Assim, os cuidados com a tatuagem devem começar logo após sair do estúdio, viu?

Olha só essas dicas importantes para te ajudar com a cicatrização.

#Cuidado com o filme plástico

Ele é utilizado por alguns tatuadores para proteger o desenho na hora de sair do estúdio, não é?

Mas cuidado! Ele não deve ser usado por muito tempo, pois deixa o local da tatuagem quente e úmido, além de poder facilitar a proliferação de bactérias no local. Então, sempre consulte o tatuador sobre o tempo que o plástico deve ser usado. 

#Faça a higienização corretamente

A higienização é o principal cuidado com a tatuagem, principalmente nos primeiros dias. É simples! Escolha um sabonete neutro e antibacteriano para a limpeza e, de preferência, use diariamente. 

#Pomada cicatrizante: a lei dos cuidados com a tatuagem

A pomada cicatrizante é muito indicada para a cicatrização e deve ser passada de 1 a 3 vezes por dia no local da tattoo. O ideal é apostar nos cremes cicatrizantes, que são ideais para prevenir as tão temidas infecções. 

#Evite exposição ao sol

A gente sabe que você adora ficar bronzeada, mas cuidado com a tatuagem no sol, viu? Em contato com a recém-tatuada pele, ele pode provocar um processo inflamatório que interfere na cicatrização e também na fixação dos pigmentos. 

#Não mexa na tatuagem

É normal a tatuagem coçar, porém, resista a essa vontade! Evite também tirar as casquinhas, já que isso pode deixar a pele exposta a infecções. 

Tenha cuidado com as atividades físicas, já que a produção de suor pode acabar deslocando a tinta que ainda não se acomodou na sua pele.

Cuidados com a tatuagem: por que evitar alguns alimentos?

A alimentação também é um fator muito importante para os cuidados com a tatuagem. Por isso, fique de olho no seu cardápio nas primeiras semanas. Aposte em alimentos ricos em vitaminas e nutrientes e beba muita água.

É claro que cada organismo reage de um jeito, mas alguns tatuadores recomendam evitar certos alimentos que podem prejudicar a cicatrização. Veja só:

  • Ovos e derivados: além de ser gorduroso, possui bactérias que podem causar infecções ou inflamações na sua tatuagem;
  • Chocolate: este alimento pode irritar a pele, causar coceiras e produzir espinhas no local;
  • Carne de porco e embutidos: além de extremamente gordurosos, podem possuir bactérias que comprometam a pigmentação e causar inflamações e infecções;
  • Pimenta: por ser um alimento “quente” pode causar espinhas, vermelhidão e coceiras.

E após a cicatrização, a tatuagem ainda precisa de cuidados? 

Os cuidados com a tatuagem são importantes durante toda a vida! Essas dicas vão garantir que o desenho da sua tattoo continue com a cor bonita e com aparência de nova.

Então, lembre-se: o sol é um dos piores inimigos da tatuagem. Se a região fica normalmente exposta ao sol na sua rotina, aplique protetor solar todos os dias. Em momentos de piscina ou praia, o cuidado precisa ser redobrado. Passe o produto várias vezes ao dia, ok?

Além disso, para manter a região da tatuagem sempre saudável, hidrate o local sempre! Para isso, invista em bons hidratantes para que a cor da tatuagem não fique com aparência opaca e desbotada. 

Não tem segredo: cuidando direitinho, sua tatuagem vai ficar sempre com aspecto saudável e bonito!

Onde encontrar os produtinhos necessários?

Agora que você aprendeu tudo sobre os cuidados com a tatuagem, passe na Spasso! Aqui você encontra todos os produtinhos necessários para cuidar da pele e ainda fica prevenida para todas as ocasiões. Encontre a loja mais próxima de você!