Cuidados com a pele na gravidez: dicas para prevenir melasmas e estrias

Não é novidade que a vida e o corpo da gestante passam por muitas mudanças durante a gravidez, não é mesmo? Por isso, alguns cuidados com a pele na gravidez são necessários para evitar o aparecimento de manchas.

Então, reunimos algumas dicas importantes para cuidar da pele neste período. Acompanhe o texto com a gente!

3 cuidados com a pele na gravidez para mantê-la saudável e linda

Os 9 meses são um período de muitas novidades e mudanças na vida da gestante. Autoestima, hormônios, corpo, confiança pessoal… tudo se transforma. E a pele é uma das partes do corpo que mais passam por mudanças nesta fase.

Devido a alterações vasculares e ao aumento dos vasos sanguíneos, a pele fica mais avermelhada, irritada e sensível. Portanto, os cuidados com a pele na gravidez são fundamentais para mantê-la hidratada e protegida.

No entanto, amiga, é preciso ter muita atenção na hora de escolher os produtinhos. Isso porque algumas substâncias podem ser prejudiciais neste momento da sua vida. Dessa forma, separamos algumas dicas que podem ajudar na hora dos cuidados diários com a pele durante a gestação. Veja só:

#1 Protetor solar: ontem, hoje e sempre!

Você já deve estar cansada de ouvir que o protetor solar é importante, não é mesmo? Porque é mesmo! Além de proteger a pele, ele previne o surgimento de melasma, fotoenvelhecimento, ressecamento e até câncer de pele.

Durante a gravidez, escolha filtros solares físicos, com FPS acima de 50 e amplo espectro para melhor proteção. Inclusive, aposte também em chapéus, óculos e guarda-sol na praia e na piscina.

#2 Na hora da hidratação

A hidratação da pele é indispensável em qualquer fase da vida. Então, é claro que na gestação não seria diferente! Além de proteger e fortalecer, ela ajuda a prevenir o surgimento de estrias.

No período de gestação, prefira produtos com substâncias naturais, como aloe vera, óleos minerais e de amêndoas, por exemplo. Além disso, alguns produtinhos podem ajudar com os cuidados da pele, como a água termal e o ácido hialurônico.

#3 Tratamento anti-idade e antiacne

Para manter a pele saudável, os tratamentos precisam estar em dia. Porém, grande parte dos produtos anti-idade, antiacne e clareadores deve ser deixada de lado. Isso porque alguns ácidos presentes nesses cremes podem ser prejudiciais durante a gestação.

Alguns ácidos descamativos também devem ser evitados, uma vez que podem aumentar a sensibilidade da pele. Então, na hora de escolher o produto, aposte em ativos mais suaves que não agridam a pele para os cuidados com a pele durante a gravidez. Alguns bons exemplos são o ácido hialurônico, o zinco, os antioxidantes e as vitaminas C e E.

É possível evitar o surgimento de estrias durante a gravidez?

Apesar de serem indesejadas por muitas mulheres, o aparecimento de estrias é muito comum na gravidez. Isso porque elas são causadas pela degradação das fibras elásticas da pele, que se esticam de forma excessiva durante a gestação.

Porém, fique tranquila, amiga: alguns hábitos saudáveis podem ajudar a reduzir o surgimento delas.

#1 Aposte nos cremes e óleos hidratantes

Os cremes com vitamina E oferecem hidratação profunda e aumentam a elasticidade da pele. Por isso, podem diminuir as chances do aparecimento de estrias.

#2 Faça massagens regularmente

A massagem ajuda a evitar estrias, pois aumenta a elasticidade da pele e ajuda a ativar a circulação sanguínea. É importante que a massagem seja feita diariamente, principalmente nas regiões de barriga, mamas e coxas.

#3 Opte por roupas íntimas confortáveis

Ninguém merece usar elásticos ou costuras que apertam e machucam, não é mesmo? Além de causar incômodo, esses materiais podem prejudicar a pele, aumentando as chances de aparecerem estrias.

Então, um dos cuidados com a pele durante a gravidez é escolher roupas íntimas confortáveis que sustentem bem a barriga e as mamas. Roupas largas de algodão também são importantes porque não apertam, além de facilitarem a circulação sanguínea.

#4 Mantenha a alimentação saudável

Alimentos ricos em vitamina C também têm inúmeras substâncias antioxidantes que agem como estimulantes de colágeno na pele. Aliás, sabia que ele contribui no combate às estrias?

Além disso, a vitamina E, presente em cereais, óleos vegetais e sementes, ajuda a proteger as células. Isso porque ela possui propriedades antioxidantes que protegem a pele do envelhecimento.

Sabe onde encontrar os melhores produtos para cuidar de você?

Na Spasso Cosméticos você encontra os melhores produtos e marcas para cuidar da sua saúde e beleza em todas as fases da vida. Encontre a loja mais próxima de você e aproveite!