Como fazer o esmalte durar mais no carnaval: 8 dicas para os dias de folia

Como fazer o esmalte durar mais no carnaval

A época mais colorida e animada do ano já está batendo na porta! Em algumas semanas, será seu momento de aproveitar muito os dias de folia e arrasar nos bloquinhos. E é claro que as unhas têm que combinar com o look e brilhar, né? Então, vamos descobrir como fazer o esmalte durar mais no carnaval para chegar nas festas com as unhas intactas? Acompanhe aqui! 

8 dicas infalíveis de como fazer o esmalte durar mais no carnaval

Não importa se os esmaltes são metalizados, foscos, cintilantes ou cremosos: o importante é que eles passem os 5 dias, de preferência, sem descascar, não é mesmo?

Por isso, veja algumas dicas que a Spasso preparou especialmente para você garantir sua manicure por muito mais tempo.

#1 A qualidade importa, sim

Na hora de escolher um esmalte que é sua cara, atente-se à qualidade e ao prazo de validade. Esse é o primeiro passo para manter suas unhas bonitas por mais tempo.

Se você não sabe como identificar os produtos nas prateleiras, nós te ensinamos. Anota aí:

  • Preste atenção na consistência, que deve ser média. Não pode ser muito grossa nem muito rala. Quando o esmalte é muito grosso, a durabilidade e a fixação acabam ficando comprometidas.
  • Quem nunca escutou aquele velho ditado: “Não julgue um livro pela capa”? Então, o mesmo é válido para os esmaltes. Isso porque muitas marcas, tanto nacionais quanto importadas, têm um design supersimples, mas uma qualidade excelente.
  • Observe se o líquido está uniforme. Com certeza, você já deve ter visto esmaltes com separação de cor e outras substâncias. Isso é uma indicação de que o conteúdo daquele recipiente está com a qualidade de secagem e fixação comprometidas.

#2 Antes de esmaltar, limpe bem as unhas

Para isso, aposte em um bom removedor. Isso porque ele elimina todos os resíduos e a oleosidade que atrapalham a fixação dos esmaltes. Depois, certifique-se de que elas estão bem sequinhas.

#3 Lixe as pontinhas

Definitivamente, toda mulher sabe o quanto aquelas pontinhas descamadas ou lascadas são um verdadeiro desgosto. Então, pensando em como fazer o esmalte durar mais no carnaval, lixar bem as unhas antes de pintá-las evitará que as cores e artes descasquem e desbotem.

Para um cuidado completo com suas unhas, aposte em lixas com funções múltiplas, como polir, dar brilho, nivelar e remover aquelas ondulações.

#4 Atenção ao polimento

Falando em polir, sabia que esse simples hábito aumenta o acabamento e a durabilidade do esmalte?

Mas atenção: nada de passar a lixa sobre as unhas. Isso porque elas ficam super fracas, lascadas, quebradiças e cheias de manchinhas brancas. Além disso, elas podem até mudar de lugar, sabia?

Para essa etapa, use um polidor adequado.

#5 Cuide da saúde das unhas

Curiosidade: suas unhas podem refletir como está a saúde do seu organismo. Então, se elas estiverem fracas ou quebradiças, o esmalte também vai durar menos do que deveria. E, para evitar que isso aconteça é muito importante manter a alimentação saudável e equilibrada.

Portanto, inclua no seu cardápio alimentos ricos em queratina (salmão, ovo ou peito de peru), vitamina B (espinafre, banana e gema de ovo), cálcio (leite e iogurte), ferro (feijão e soja) e, por último, zinco (grãos integrais e frutos do mar).

#6 Não exagere na quantidade de esmalte

Quando você passa mais esmalte do que deveria e ele fica muito grosso, o resultado não dura mais que 2 dias.

Por isso, passe no máximo 2 camadas. Muitos esmaltes já indicam na própria embalagem qual é a quantidade ideal na própria embalagem. Então, dê uma olhadinha antes de usar seu favorito.

#7 Não se esqueça da base

Ela é essencial para que o esmalte dure mais tempo. Mas essa não é a única função dela, viu?

Provavelmente, você já percebeu que, quando retira o esmalte vermelho, por exemplo, as unhas estão manchadas. A base é uma superaliada para evitar que isso aconteça, além de ser a melhor amiga de quem quer aprender como fazer o esmalte durar mais no carnaval. Então, escolha a sua favorita e aplique antes de qualquer esmaltação.

#8 Finalize em grande estilo

Top coat e óleo secante são a dupla perfeita para deixar suas unhas intactas durante os dias de folia. Ambos são ótimos para acelerar a secagem do esmalte, evitar as temidas bolinhas e, de quebra, criar um escudo de proteção da cor.

Veja também!

4 dicas para fazer o esmalte durar mais

Unhas de fibra de vidro: 3 motivos para investir em 2020

Por outro lado, o que acaba com a durabilidade do esmalte?

Então, agora que você já aprendeu como fazer o esmalte durar mais no carnaval, vamos descobrir tudo que diminui e/ou acaba de vez com as cores e os desenhos? Veja abaixo as principais causas:

#1 Roer as unhas

Nós sabemos que ao menor sinal de ansiedade, muita gente rói as unhas. Isso inclui homens e mulheres, viu?

Mas lembre-se: esse hábito deixa as unhas feias, fracas e sem os nutrientes necessários, além de ser ruim para sua saúde. E, é claro, desgasta o esmalte e o remove rapidinho.

#2 Unhas oleosas

É isso mesmo: quem possui esse tipo de unha tem dificuldade em manter o esmalte por muito tempo. Isso porque a oleosidade não deixa que a cobertura fixe nas unhas e a lasca super rápido.

Uma boa maneira de evitar esse desgaste é apostar em lixas específicas para a superfície das unhas. Assim, elas ficam mais ásperas e seguram a cor por mais tempo.

#3 Não usar luvas no dia a dia

Alerta de erro gravíssimo! Talvez você não saiba, mas muitos produtos de limpeza contêm em sua formulação químicos que funcionam como removedor de esmaltes. Sendo assim, ao utilizá-los, esteja sempre de luvas, inclusive para proteger sua pele.

Para arrasar no carnaval conte com a Spasso Cosméticos!

Depois de conferir nossas dicas, é hora de se preparar para arrasar com as unhas lindíssimas no carnaval! E, como você já sabe, na Spasso Cosméticos você encontra todos os produtos para cuidar da pele, arrasar na make e deixar as unhas lindas para os dias de folia. Encontre a Spasso mais próxima de você e arrase hoje e sempre!