Como fazer depilação caseira com segurança? Confira as dicas

como fazer depilação caseira

Para muitas mulheres, deixar a pele lisinha e livre de pelos é essencial e, nessa busca, elas preferem adotar algumas alternativas em casa. No entanto, esse tipo de cuidado precisa ser acompanhado por algumas precauções para evitar possíveis problemas. Então, como fazer depilação caseira com segurança?

Neste blog, vamos te ensinar alguns passos importantes para que a depilação em casa tenha bons resultados. Dessa forma, você poderá aproveitar esses momentos em casa para testar essas técnicas e aprender um pouco mais sobre esse tipo de cuidado com seu corpo. Chega de sofrer para se depilar, hein?

Acompanhe!

5 passos de como fazer depilação caseira com segurança

Se você quer manter a pele lisinha sem sair de casa, é essencial conhecer técnicas de como fazer depilação caseira. Assim, é possível sofrer menos, amenizar pequenas lesões e ainda manter a pele saudável e bonita.

Para isso, o primeiro passo é conhecer os tipos de depilação para escolher qual trará menos impactos ao seu corpo. Veja só!

Cera

Esse método pode ser utilizado em todo tipo de pele, desde que seja escolhido o tipo certo de material para cada região do corpo.

A remoção dos pelos com cera desacelera o crescimento e ainda extrai os fios de maneira mais uniforme e equilibrada.

No entanto, ela deixa a pele mais sensível e vulnerável a queimaduras. Inclusive, os pelos ficam mais fracos, podendo encravar com mais facilidade.

A depilação com cera quente é mais confortável e menos agressiva. Entretanto, pode ser difícil atingir a temperatura correta em casa, o que pode causar queimaduras ao aplicar a cera na pele. Já a cera fria é mais fácil de usar em casa, mas tende a ser mais agressiva e pode causar lesões e quebra dos fios.

Outra vantagem desse procedimento é que você pode preparar sua própria cera. Além de ter menor custo, a cera caseira pode ser armazenada em um pote de vidro com tampa e ser aquecida em banho-maria na próxima utilização.

Neste processo, podem ser usados açúcar refinado, limão, mel ou maracujá, que ajudam a deixar a pele menos irritada durante o procedimento. Então, veja como prepará-la:

  • 2 xícaras cheias de açúcar refinado
  • 1 colher de sobremesa de mel
  • 1 xícara de suco de limão puro
  • 1 colher de sopa de água

Primeiramente, leve ao fogo médio o açúcar, a água e o mel até o açúcar começar a derreter. Em seguida, acrescente aos poucos o suco de limão. Quando a cera estiver repuxando, significa que está no ponto certo.

Mas atenção: antes de fazer a depilação, deixe a cera esfriar um pouco para não se queimar. Além disso, faça uma pequena aplicação em uma parte do corpo para verificar se não causa reações alérgicas.

Cuidados essenciais: sempre aplique a cera quente ou fria na direção do crescimento dos fios às pontas, respeitando o lado em que eles nascem. Ao puxar, seja rápida no sentido contrário à posição dos pelos. O movimento deve ser rápido e direto para a cera não grudar nem machucar a pele, ok?

Caso sobrem pelinhos, procure retirá-los com uma pinça e não passe a cera novamente sobre a mesma área, pois a pele estará sensível e mais vulnerável a lesões.

Lâmina de barbear

Outra forma de como fazer depilação caseira é utilizar a lâmina de barbear. No entanto, apesar de parecer econômica, essa técnica exige a troca da lâmina a cada dois usos, pois a ferramenta perde o corte e pode concentrar bactérias que podem inflamar os folículos.

Outro fator é a frequência da depilação, que dura pouco tempo. Isso porque, como o corte é feito rente à pele, os fios tornam a crescer em 2 ou 3 dias, exigindo repetições frequentes do processo e maior exposição a cortes e irritações.

Cuidados essenciais: no caso da depilação com lâmina, é melhor que a superfície esteja úmida para que a ferramenta deslize com mais facilidade.

Creme depilatório

Assim como a lâmina de barbear, os cremes depilatórios são rápidos e eficientes, apesar de não extraírem o pelo da raiz. Além disso, os cremes são fáceis de usar e não causam grandes impactos na pele durante o processo, já que a maioria possui hidratantes na composição da fórmula.

Essa é uma ótima opção para quando surge aquele compromisso de última hora ou para quem sente muita dor com depilação a cera.

Depiladores elétricos

Para quem prefere praticidade, esses aparelhos são boas opções de como fazer depilação caseira. Mas eles não são recomendados para áreas sensíveis e delicadas, por exemplo, a região íntima. Isso porque a retirada dos pelos é feita de maneira mais agressiva, o que pode irritar a pele.

Depilação egípcia ou a fio

Se estiver cansada de se machucar com ceras ou lâminas, a depilação egípcia ou a fio pode ser uma boa opção. Esse procedimento é 100% natural, pois usa apenas fios para remover os pelos pela raiz. É preciso, porém, utilizar uma linha 100% algodão e ter habilidade pra manusear as linhas.

Para realizar o procedimento, é preciso amarrar as duas pontas de um fio até que se forme um círculo e enrolar. A parte enrolada forma uma espécie de tesoura que vai removendo completamente os pelos.

A vantagem da depilação egípcia é que é natural e não danifica tanto a pele. Por isso, é muito indicada para pessoas com peles sensíveis.

Além disso, ela apresenta um resultado maior, de até 30 dias e, a cada depilação, os pelos vão ficando mais finos.

A desvantagem é que esse procedimento é indicado para partes do rosto, como sobrancelhas e buço. Ou seja, não é muito aplicado em outras partes do corpo.

Agora que você viu os prós e contras de cada tipo de depilação, conheça os cuidados essenciais antes de começar o processo.

Como cuidar da pele antes da depilação em casa?

Após escolher o método menos agressivo para a sua pele, chegou a hora de aprender algumas dicas para facilitar a depilação caseira. Esses passos são essenciais par evitar qualquer tipo de problema, combinado?

Higienize a pele

Antes de começar a depilação, é muito importante que você tome um banho com água morna para abrir os poros e facilitar a saída dos pelos.

Lave bem a região com um sabonete antisséptico, que diminui as chances de infecções ou inflamações.

Esse passo é superimportante independentemente do método escolhido.

Antes…

Engana-se quem acha que não é necessário ter uma rotina de cuidados com a pele antes da depilação. Pelo contrário: é muito importante começar a cuidar da pele 2 ou 3 dias antes do processo. Então, veja alguns cuidados que podem facilitar:

  • 2 ou 3 dias antes, aposte em uma esfoliação. Isso ajudará a renovar a pele e a desobstruir os poros. Esse cuidado pode ajudar a evitar o encravamento dos pelos;
  • Evite o uso de cremes ou óleos pelo menos 24 horas antes da depilação, para não provocar irritações;
  • Caso você tenha tomado sol, adie a depilação e aguarde 5 a 7 dias para realizá-la.

… e depois da depilação

Como você já deve saber, a pele fica muito sensível após a depilação. Por isso, depois de terminar, é muito importante adotar alguns cuidados.

  • Após a depilação, faça uma boa lavagem da região com água e sabão neutro;
  • Fique longe de produtos com álcool ou óleos, principalmente desodorantes ou loções tônicas, pois eles podem agredir a pele ou obstruir os poros;
  • Aposte em um creme ou loção calmante sem álcool para aliviar a dor;
  • Após 12 horas, aplique um hidratante para amenizar as irritações e o escurecimento da pele;
  • Evite roupas apertadas e tecidos sintéticos, afinal sua pele precisa respirar e retomar o fluxo sanguíneo normal;
  • Não exponha as áreas depiladas ao sol por pelo menos 48 horas para evitar manchas ou inflamações. Caso não seja possível, não se esqueça de passar o protetor solar.

Como já falamos acima, esses passos são superimportantes para a segurança e a proteção da sua pele durante a depilação caseira. Então, nada de pular etapas!

Leia também!

Produtos para cronograma capilar em casa: saiba como escolher

Os melhores produtos para cuidar de você estão na Spasso

Agora que você aprendeu como fazer depilação caseira com segurança, é hora de escolher os melhores produtos. E é claro que na Spasso você encontra as melhores opções para todas as etapas de cuidado com a pele durante a depilação!

No entanto, neste período de quarentena, evite sair de casa. A Spasso está oferecendo serviço de delivery para que todos os produtos cheguem até você. É só fazer seu pedido através do WhatsApp: (19) 9 9649-7135.

Estamos juntas ❤️